educação e transformação social

Objetivo

O Instituto Conceição Moura acredita em uma educação comprometida e participativa, orientada pela perspectiva do aluno como protagonista. Baseado na troca de saberes e sempre incentivando o diálogo, o processo educacional deve formar sujeitos com consciência cidadã que evoluem constantemente e que serão capazes de superar desafios e transformar a realidade. Nessa perspectiva e sempre na direção do aperfeiçoamento, o Instituto Conceição Moura busca implementar ferramentas e metodologias incentivadoras à participação e ao emponderamento das pessoas.

Conheça as linhas de ação desenvolvidas na Área de Educação e Transformação Social:

  1. Qualidade Total na Educação: apoia a melhoria da gestão da educação;
  2. Educação de Qualidade: promove ferramentas e metodologias que enriquecem o processo de aprendizagem escolar;
  3. Transformação Social: incentiva a proatividade e o pensamento crítico dos jovens por meio de metodologias e ferramentas inovadoras.

Qualidade Total na Educação

O Programa Qualidade Total na Educação (PQTE), desenvolvido pelo Instituto Conceição Moura, mobiliza ferramentas para a melhoria da gestão escolar da rede de ensino, em Belo Jardim. O Programa beneficia gestores, alunos, professores, funcionários e familiares, envolvidos em práticas de gestão compartilhada, que ajudam a desenvolver a corresponsabilidade de todos na melhoria contínua da escola.

O Instituto Conceição Moura ainda reforça a gestão escolar municipal por meio do Conviva Educação, em parceria com o Instituto Natura. Trata-se de uma plataforma virtual gratuita, que reúne informações, ferramentas e estruturação de processos de apoio à gestão pública da educação e possibilita a formação e a troca de experiências.

PQTE

O Programa foi adotado pela Secretaria Municipal de Educação como ferramenta de melhoria da gestão escolar. É baseado na metodologia japonesa de sistema de qualidade total (QT), tendo o método do 5S como fundamento, explorando 5 técnicas ou “sensos”:

  • Seiri - organização, utilização, liberação da área;
  • Seiton - ordem, arrumação;
  • Seiso - limpeza;
  • Seiketsu - padronização, asseio, saúde;
  • Shitsuke - disciplina, autodisciplina.

O 5S é implantado nas escolas como plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os envolvidos.

Programa de Qualidade Total nas Escolas

Conviva Educação

É um ambiente virtual, gratuito, que oferece ferramentas de gestão, formação e troca de experiências fundamentais para apoio à gestão das Secretarias Municipais de Educação. Link Clique aqui e confira.

Plano Municipal de Educação

O Instituto Conceição Moura apoia a Secretaria Municipal e Educação e o Conselho Municipal de Educação no acompanhamento da implantação das Metas e Estratégias definidas no Plano Municipal de Educação (PME), elaborado em 2015, com a participação da sociedade civil e da comunidade escolar, para o período de 10 anos.

Plano da Carreira dos Professionais do Magistério Público do Município de Belo Jardim

O Instituto Conceição Moura apoia a Secretaria Municipal de Educação na elaboração da proposta de revisão do PC como uma das metas do PME, que estabelece parâmetros para a reestruturação e gestão do PC para os que desenvolvem atividades de docência ou suporte à atividade de docência, garantindo tranquilidade e perspectiva de progressão aos docentes.

Educação de Qualidade

Objetivos

Nesta direção, o Instituto Conceição Moura busca contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de matemática, português e na capacidade de melhorar atitudes e habilidades para enfrentar desafios e tomar decisões de forma responsável (planejamento, solução de problemas, liderança, empreendedorismo, autoestima, gerenciamento da rotina). Isso, por meio do uso de tecnologias educacionais, jogos digitais e metodologias que despertam o interesse das crianças e dos jovens por essas disciplinas e valores, possibilitando promover conhecimento e melhorar o desempenho.

A intenção em colocar crianças e jovens no centro dos processos de desenvolvimento, move o Instituto Conceição Moura a buscar métodos inovadores que vão além da mera transmissão de conteúdo. O fundamento é despertar o senso crítico dos alunos, motivá-los a querer saber, a questionar e a aprender. O Instituto identifica e articula instituições que desenvolvem instrumentos educacionais eficazes, estabelece parcerias e possibilita o acesso e a aplicação nas escolas com as quais trabalha.

Em 2016, atividades serão implementadas no Planeta do Bem, espaço de educação ambiental e ciência do Instituto Conceição Moura, em Belo Jardim. O local será dotado de free wifi zone, jogos interativos, canto de leitura e contação de histórias e momentos de intercâmbio com educadores e pesquisadores capacitados para orientar os alunos nas mais diversas práticas.

O Instituto também quer levar inovação à Zona Rural e dedica esforços para contemplar escolas com novas tecnologias educacionais e conhecimentos que estimulem a curiosidade e o interesse das crianças e dos jovens do campo. O Projeto conta com o apoio do Grupo Moura, da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência Regional de Educação.

Para promover as mudanças na educação e na vida dos alunos, o Instituto entende que é estratégico o investimento na formação dos gestores e professores com capacitações e atividades de formação em metodologias e tecnologias educacionais que estimulem o pleno desenvolvimento e o protagonismo das crianças e dos jovens.

Conheça a seguir os projetos em andamento na rede municipal de ensino e nas escolas estaduais do município.

Se liga

No intuito de corrigir emergencialmente o fluxo escolar do Ensino Fundamental 1, o Instituto Conceição Moura estabeleceu parceria com o IAS e a Secretaria Municipal de Educação para ampliação e implementação do Programa Se Liga. De 1999, quando foi lançado, para cá, o Programa tem desempenhado um papel extremamente importante: combater o analfabetismo e a evasão escolar nas primeiras séries. Fonte: http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/programas/programas_seliga.asp

Acelera

Para combater a repetência que gera a distorção idade-série, o Instituto Conceição Moura estabeleceu parceria com o IAS e a Secretaria Municipal de Educação para ampliação e implementação do Programa Acelera Brasil. O Programa, emergencial, estimula a continuidade dos estudos e é voltado para o Ensino Fundamental 1. Fonte: http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/programas/programas_acelerabrasil

Trilhas

o intuito de fornecer ferramentas para apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade o Instituto, em parceria com o Instituto Natura, apoiará a Secretaria Municipal de Educação a dar início ao Projeto Trilhas no ano de 2016. A proposta é inserir as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 em um universo letrado para desenvolver suas capacidades intelectuais através da literatura. Fonte: http://www.institutonatura.org.br/projetos/trilhas/

iCANamy

Metodologia que busca desenvolver nos jovens 5 competências mensuráveis (técnica, metodológica, social, liderança e atitude), o iCANamy tem como objetivo o desenvolvimento do indivíduo no contexto de ação. A ideia é que os estudantes aprendam colocando em prática teorias em busca de soluções para as problemáticas do seu dia a dia.

Transformação Social

O Instituto Conceição Moura busca apoiar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e jovens a partir da integração da escola com o território no qual está inserida, promovendo um maior engajamento, incentivando a proatividade e a atitude empreendedora em todos os participantes da comunidade escolar. É fundamental apoiar a escola a estreitar os laços com os familiares dos alunos e com toda a comunidade. É urgente eliminar esses muros quando pretendemos contribuir para tornar o município de Belo Jardim um lugar melhor para se viver.

Nessa perspectiva, o Instituto Conceição Moura deu início, em 2015, ao processo de formação para certificação em Comunidade Aprendizagem a fim de viabilizar a implementação em Belo Jardim, como parte da parceria do ICM com o Instituto Natura e a Secretaria Municipal de Educação. O CA está presente em 172 escolas e 50 municípios brasileiros, contribuindo para “as melhorias da convivência entre estudantes, professores e pais e maior participação dos responsáveis e de voluntários da comunidade na escola, além da influência positiva nos resultados de aprendizagem” (Relatório Anual Instituto Natura 2014).

Em novembro de 2015, foi realizado um encontro entre a equipe do Instituto Natura e gestores de 17 escolas da rede pública municipal de ensino com a finalidade de conhecerem o programa e manifestarem o interesse em aderir e implementar nas escolas. Os próximos passos levarão à definição de quantas escolas participarão do programa este ano.

Ainda nessa área, o Instituto desenvolveu, em 2015, o Piloto iCANamy em 3 escolas públicas, sendo 2 estaduais e 1 municipal, envolvendo 78 alunos e deu início ao Projeto iCANamy em novembro, envolvendo 100 alunos de outras 3 escolas estaduais de ensino médio. Além disso, o Projeto Jovem Empreendedor foi implementado em uma escola estadual de tempo integral, com 42 jovens participantes, em parceria com a Junior Achievement e a Acumuladores Moura.

O Projeto “Eu sou Agente de Transformação”, que inclui os projetos acima, ganhou força com a realização da Oficina de Design Thinking no dia 26/12, sob a coordenação da Ashoka, com o objetivo de refletir com os 28 participantes sobre o bom e o difícil de viver em Belo Jardim e como agir para mudar a realidade. A partir dessa reflexão, os jovens e adultos presentes foram estimulados a propor alternativas de superação das dificuldades, realizando o sonho de uma cidade melhor para todos. Os participantes divididos em 5 grupos propuseram 5 diferentes intervenções, sendo 2 na área cultural, 1 na área de saúde, 1 na área de gestão de políticas públicas e 1 na área ambiental. O Instituto Conceição Moura seguirá apoiando os grupos durante o ano de 2016, incentivando o engajamento dos grupos na realização dos projetos, contribuindo tornar a cidade de Belo Jardim um lugar para melhor e mais atraente para todos viverem.

iCANamy

O Instituto apoia o desenvolvimento da proatividade e do senso crítico dos adolescentes e jovens com o uso da metodologia iCANamy, Solucionadores de Desafios, uma plataforma de desenvolvimento de competências para a ação, que tem como base a aprendizagem na prática, aprender a partir do fazer, aprender fazendo e agindo sobre os desafios encontrados. O método promove o desenvolvimento articulado de 5 competências mensuráveis (técnica, metodológica, social, liderança e atitude), para potencializar o indivíduo, em contexto de ação. A metodologia iCANamy está atualmente sendo implementada em três escolas públicas de Belo Jardim, com o propósito de despertar nos jovens a capacidade de transformarem suas vidas e a da comunidade, auxiliando-os a construírem projetos para o futuro.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação Municipal, da Gerência Regional de Educação e do Grupo Moura.

Jovem Empreendedor

O Projeto Jovem Empreendedor, em parceria com a organização Junior Achievement, e da participação de voluntários da Acumuladores Moura, prepara jovens do Ensino Médio da rede pública para desenvolverem a cultura empreendedora na vida e no trabalho dentro de uma perspectiva ética e responsável. O objetivo é desenvolver capacidades e habilidades, na prática: de como abrir e gerir pequenos empreendimentos possíveis de seguirem adiante gerando resultado financeiro.

Comunidade de Aprendizagem

Através da participação da família e da sociedade, o programa pretende integrar a rotina da coletividade com o dia a dia da escola. A ideia é que alunos, professores, familiares, gestores e agentes sociais partilhem os anseios da comunidade em que vivem.

Para implementar o programa é necessário cumprir as seguintes etapas:

  • Sensibilização: toda a comunidade escolar é mobilizada em torno de um projeto;
  • Tomada de Decisão: a comunidade escolar decide se quer ou não implementar o projeto;
  • Sonho todos sonham a escola que desejam para o futuro;
  • Seleção de prioridades: todos decidem quais são as prioridades mais urgentes e os sonhos mais relevantes;
  • Momento do planejamento: todos desenham o caminho que será percorrido para alcançar esses sonhos.

Fonte: http://www.institutonatura.org.br/projetos/pesquisa-sobre-comunidades-de-aprendizagem/

Eu Sou Agente de Transformação

O Instituto Conceição Moura quer incentivar a formação de uma rede articulada de pessoas que participam dos diferentes projetos: iCANamy, Jovem Empreendedor, Monitores Voluntários do Planeta do Bem, Oficinas de Cinema e Música, Aulas de Flauta e Canto, Programa Qualidade Total na Educação. O Instituto Conceição Moura entende que para melhorar a qualidade de vida de Belo Jardim é preciso a participação ativa da comunidade, engajá-la neste movimento é nossa missão, oferecendo ferramentas, suporte técnico e metodológico para que possam se tornar verdadeiros agentes da transformação.