meio ambiente

O Instituto Conceição Moura investe na educação ambiental por meio do Planeta do Bem, espaço de educação em ciência e de vivencia de práticas ambientalmente sustentáveis, voltado para alunos da rede de ensino municipal, e do incentivo da coleta seletiva e da reciclagem dos resíduos sólidos em parceria com as escolas, estabelecimentos comerciais e indústrias.

Planeta do Bem

O Planeta do Bem é um projeto do Instituto Conceição Moura voltado para a conscientização sobre a importância de preservação do meio ambiente e de sua sustentabilidade. Trata-se de um ambiente interativo que se apoia na adoção de conceitos e práticas de preservação ambiental, reunindo cinco salas temáticas (água, clima, reciclagem, energia, biodiversidade). A iniciativa está baseada em pilares do Instituto que envolvem o compromisso com o meio ambiente, a educação e transformação social, além da arte e cultura.

O projeto incentiva a adoção de práticas de preservação e uso responsável dos recursos naturais e está à disposição para visitação das escolas e da comunidade em geral, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante agendamento prévio. O Planeta do Bem conta com o apoio do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), do Espaço Ciência, e dos estudantes da rede pública de ensino que participam como monitores voluntários.

Coleta Seletiva e Óleo Inteligente

O Instituto Conceição Moura, em parceria com as Secretarias Municipais de Obras e Meio Ambiente, a Área de Sustentabilidade da Empresa Baterias Moura, incentiva a prática da coleta seletiva nas escolas, residências e estabelecimentos de serviços e comerciais, envolvendo a comunidade na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.

Dentro das ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Instituto Conceição Moura está o Projeto Óleo Inteligente, que busca a sensibilização junto aos colaboradores do Grupo Moura, moradores de Belo Jardim, alunos da rede pública e comerciantes que atuam na área de alimentação, para o recolhimento e reaproveitamento do óleo de cozinha.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Empresa ASA, a Prefeitura de Belo Jardim e a Baterias Moura. Escolas e estabelecimentos comerciais recebem um coletor de óleo que é periodicamente recolhido pelo Instituto Conceição Moura, que por sua vez entrega a ASA. O resultado financeiro é destinado a organizações que desenvolvem ações sociais em Pernambuco.

Reciclagem

O Instituto incentiva a reciclagem de resíduos sólidos nas escolas para produção de artigos para festas e lazer, implantação de hortas e jardins, bem como entre os artesãos, que já produzem diversas peças com o aproveitamento de elementos da natureza, assim como o plástico, papelão, retraços de madeira, e outros materiais recicláveis. Com isso, incentivamos as artes e diminuímos a quantidade de lixo lançada no aterro sanitário.

Além disso, o Instituto Conceição Moura incentiva a formação e a organização de coletores de resíduos sólidos como estratégia de trabalho e negócio, com a comercialização e a reciclagem, transformando o material descartado em peça de valor artístico ou utilitário. Atualmente, o Instituto Conceição Moura apoia o fortalecimento organizacional da Associação de Recicladores de Belo Jardim, ARA, em parceria com o Sebrae.

Diferentes resíduos sólidos são fornecidos pela Baterias Moura, Prefeitura, estabelecimentos comerciais e outras organizações locais à ARA, que separa e organiza os materiais e comercializa.